Gestão e Negócios  

A importância da definição da Visão e Missão

28/11/2018 Tempo de leitura: 1 min

É muito importante estabelecer uma clara definição a respeito da Missão e da Visão da sua empresa, organização social ou religiosa. A princípio pode parecer um tanto quanto abstrata esta necessidade, porém, tais definições são fundamentais para se determinar as diretrizes, metas, planos e também para estabelecer um planejamento estratégico das atividades.

Definir sua Missão é determinar qual é a razão de sua existência. A pergunta chave que deve ser respondida neste ponto é: Para que existo? Por que estou no mercado, qual é a minha função num mundo global?

Quando não sabemos de forma clara qual o sentido da existência da nossa entidade, ficamos inseguros quanto ao que estamos fazendo. Ficamos sem um propósito de existência, logo tudo fica mais difícil, e a tendência é desanimar pela ausência de propósito de conquista.

Na área empresarial uma Missão comum a todas as empresas mercantis é a obtenção de lucros que remunerem satisfatoriamente seus investidores. Todavia, existem outros fatores que movem as pessoas a abrirem empresas e oferecer seus produtos ao mercado que vão muito além da área financeira. Estamos falando de propósitos como ser o número um do setor no Brasil; melhorar a qualidade de vida das pessoas; ser referência mundial naquele seguimento específico; oferecer produtos de qualidade para tornar a vida dos consumidores mais saudável, etc.

Definir a Visão é a explicação do que se idealiza para a organização num espaço de tempo. Quando criamos um planejamento estratégico, por exemplo, é porque estamos querendo chegar em algum lugar, movido por uma missão e direcionado por uma visão.

O grande diferencial das empresas que conseguem atingir o sucesso empresarial é a visão de futuro que alguém teve num determinado momento no passado. Esse alguém geralmente é o líder da organização e não a massa. Todavia, o líder deve definir a sua visão de futuro e compartilhar com toda a equipe para que todos saibam onde a empresa pretende chegar.

Visão sem Ação = Sonho Ação sem Visão = Passa tempo

Posts Relacionados